quinta-feira, 23 de outubro de 2008

EXISTE TEMPO PARA TUDO

Com todo respeito que o caso merece, estive observando as fotos de Nayara (caso de Santo André), toda produzida e poses bonitas, levando a pensar que ela tivesse acima de 22 anos. Ontem quando vi a aparição dela na porta do hospital, através do JN, fiquei impressionado e ao mesmo tempo maravilhado com a beleza pura da menina. Segurando um brinquedinho de pelúcia e acenando com uma ingenuidade de uma garotinha de 15 anos realmente.
Os pais têm tratado seus filhos com uma antecipação muito grande de época, fazendo com que os mesmos passem a viver um momento que ainda não chegou. É chave de casa fora da hora, carro fora do momento certo, dinheiro substituindo carinho, namoro avançado e avançando o tempo, sem hora de chegar em casa, ausentes nos momentos de decisões e daí para frente.
A adolescência é um período em que as crianças começam a descobrirem coisas bem diferentes daquelas de crianças e a se surpreenderem com suas mudanças, até mesmo físicas. Por isso, são chamados de “anos dourados”. Elas precisam de apoio para seguir em frente e querem, inconscientemente, a presença dos pais em todos os momentos. Os conflitos são inevitáveis.
Nós, adultos, temos mania de dizer que os tempos mudaram. Nós é que mudamos os tempos para fugirmos de uma responsabilidade que é só nossa, pais, e de mais ninguém. Devemos lembrar que já fomos adolescentes e que demos muito trabalho para nossos pais, mas que hoje agradecemos por eles terem ficado na nossa cola.
Como diz o livro do Eclesiastes: “debaixo do céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa”.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Ana me autorizou ler seu blog! :)

E lendo esse belo texto, tenho certeza: Que bom que a Ana teve, tem e sempre terá vc e a Solange!

Por isso (também) ela é tãaaaaao especial!

Unknown disse...

É por essas e por outras que eu vou assinar FONTES (rsrs!)! Família do bem porque tem como "chefe" vc!!! Tem hora e lugar para tudo! Obrigada sempre...!